Laser Tag Alfragide - Login ou Logout. 5 notas fundamentais

 Até hoje, frequentei sempre o local como pai de convidados: ou seja, levava lá os meus filhos, deixava-os e ia buscá-los no final. Confesso que ao ver o entusiasmo dos miúdos, muitas vezes tive vontade de – eu próprio – experimentar o jogo.

Enquanto espaço de lasertag – primeira função do login lasertag – creio que nada há apontar.

As crianças gostam dos jogos e pedem para voltar.

E este é um ponto positivo do espaço.

Notava no entanto que havia muitas máquinas de jogo – caça moedas – mas como só ia deixá-los e apanhá-los, nunca me apercebi de como estas são importantes para a festa.

Este fim de semana, utilizei o espaço pela primeira vez como pai do aniversariante.

E, posso dizer, jurei para nunca mais. Creio mesmo que não deixarei os meus filhos voltarem a festas ali, mesmo na condição de convidados.

Passo a justificar:

1)     SEGURANÇA 

Todo o espaço do login lasertag é num único piso, com ligação direta à rua, e sem separar a zona das festas do acesso que cada um pode ter. A dada altura, apercebi-me que quatro dos convidados do meu filho estavam a ir para a rua. Saíram sem qualquer problema e não fosse o facto de eu ter ido atrás, teriam ido à vida deles se assim quisessem. Ninguém na portaria estava a controlar entradas e saídas e – em boa verdade – nem teriam como.

Por outro lado, qualquer um entra no espaço e chega aos locais onde os aniversariantes guardam os presentes, casacos, telemóveis dos convidados, etc.
Para além da falta de segurança dos pertences e inexistente privacidade, as três mesas corridas para o lanche de aniversário estão praticamente coladas, sem existir uma divisória que separe as diferentes festas. Resultado: miúdos e adultos de festas diferentes a esbarrarem constantemente uns nos outros.
Como toda a gente anda em todo o lado, a dada altura apercebi-me de um grupo de adultos de volta das crianças da festa do meu filho, a conversar com eles enquanto jogavam matraquilhos. Lá me aproximei para perceber o que estava a ser conversado e percebi que um dos adultos parecia alcoolizado – embora em momento algum tenha sido incorreto.

2)     CUSTO VALOR 

Ao fazer a marcação escolhi um menu (18 euros por criança, com direito a dois jogos de lasertag) e a lanche com duas bebidas e tosta mista/queijo/fiambre. Disseram que a festa tem a duração de duas horas – o que se enquadra no tempo médio e parece tornar a oferta tentadora. O que não foi dito foi que cada jogo de lasertag dura 12 minutos. Falamos, portanto, de 24 minutos (ao todo) de diversão, distribuídos ao longo de 120 minutos, para justificar o custo de 18 euros por convidado) no caso do meu menu. Que fazem as crianças durante os restantes 96 minutos (sim, 1 hora e meia)? 20 deles passam à espera dentro de uma sala onde são equipados para jogar, sem que os pais estejam a ver. E os restantes à solta dentro do espaço.



3)     MÁQUINAS CAÇA MOEDAS (E AINDA POR CIMA AVARIADAS, MAS A CAÇAR À MESMA)

Dando o desconto dos 20 minutos de espera, somando-os aos 24 passados a jogar), sobra então mais de uma hora livre para as crianças. Durante essa hora e meia, andam completamente à solta, sem controlo de qualquer monitor, a deambular entre máquinas de jogo (arcada) e outras que fomentam o vício nos jogos de sorte (como máquinas para tirar prémios, a troco de moedas).

Falamos de máquinas de tirar peluches, outras de dar murros para tentar ganhar headphones, etc. Nota importante: este espaço organiza festas para crianças a partir dos 6 anos (seis anos!!!). Claro que podemos sempre alegar que só gasta moedas quem as leva, ou aqueles a quem os pais dos aniversariantes dão. E é verdade. Mas levanta-se a questão realmente importante: se não forem esses jogos, as crianças passam mais de uma hora abandonadas e sem qualquer atividade.

Acresce a isto a coincidência de algumas máquinas estarem desligadas porque avariadas (tudo correto) e outras estarem avariadas mas ainda assim ligadas. E este ponto leva-nos ao seguinte, que é tão grave e dissuasor como os anteriores.

Um exemplo inacreditável é o da máquina de air-hockey: quem já jogou bem sabe que o disco é levantado por vento que vem do tampo da mesa e que ganha velocidades rápidas, de modo a tornar o jogo emotivo. Pois aqui, de todas as vezes que frequentei o espaço, vi a máquina a funcionar, a cobrar o euro da praxe para albergar até quatro jogadores, mas sempre sem rendimento. Ou seja, as crianças constantemente a terem de empoleirar-se para chegarem ao disco que fica parado 10 cms à frente, por causa da fricção que não existe nas mesas de air-hockey que estão em condições.

4)     ATENDIMENTO AO CLIENTE

 Como antes expliquei, de todas as vezes que tinha ido ao login lasertag, fui na condição de pai de convidado. Chegava lá, deixava crianças e ia busca-las. Uma ou outra vez, dei moeda para jogarem air-hockey ou a um dos jogos de corridas de carros. Confesso, nunca tinha perdido tempo a analisar tudo o que aqui exponho. De todas as vezes, tarde reparei que a máquina de air-hockey tinha o problema antes relatado. Nunca reclamei, até porque acabava por ser uma utilização ao ano – duas no máximo – e, confesso, nem me lembrava, de cada vez que metia a moeda.

Pois este fim de semana, tendo permanecido as duas horas no local, apercebi-me de que aquela máquina faz sempre isso e que no entanto está sempre a faturar. A taxa de ocupação deve rondar os 90 por cento, significando que a cada dia fatura boas dezenas de euros.

Vendo que a máquina não estava a trabalhar como deveria, dirigi-me aos funcionários para informá-los. A senhora a quem falei indicou uma colega, e quando esta veio verificar o que se passava, tive uma das conversas mais surreais da minha vida.

Dizia ela: está a funcionar na perfeição. Ao que lhe respondi que se alguma vez jogou air-hockey bastar-lhe-ia ver o disco a ficar preço a cada jogada e as crianças a empoleirarem-se. Daí até ela começar a gozar com a minha cara, foram dois ou três minutos: “então não está a funcionar porque não anda a 100 à hora?” dizia-me a impertinente e mal-educada funcionária, assegurando ainda que a máquina sempre funcionou bem. Acabei por dizer-lhe que comigo não falava mais e iria expor a situação aos donos. Na receção deram-me o telefone dos gestores e após três tentativas acabei a falar com a dona. Explicou-me que as máquinas não são do login lasertag, que têm manutenção semanal e que por várias vezes pediram a troca da dita máquina (a mesma que a mal-educada empregada dizia estar a funcionar perfeitamente). Explicou ainda que apesar dos pedidos, não tinham ainda conseguido trocar.

A verdade é que a máquina lá continuava ligada. E só ao fim de quase 40 minutos após o meu telefonema é que acabou por ser-lhe colocado um papel a dizer “avariado”.
Confesso que não tenho grande esperança de que seja solução e apostaria que se 24 horas depois voltasse ao espaço, a máquina estaria de novo a caçar moedas e com a avaria de sempre. Afinal, é preciso entreter as crianças durante a hora e meia em que não estão a fazer lasertag, e é preciso meter as máquinas a render…

Caso a gerência queira contestar, ofereço-me já para ir todas as manhãs e tardes de cada dia de fim de semana verificar e vir aqui fazer um novo comentário com o update da situação – e até me ofereço para fazê-lo em vídeo (presumo que não queiram fazê-lo…)

5)     SERVIÇO 

Tendo três filhos com idades entre os 6 e os 14 anos, está bom de ver que os últimos 14 anos da minha vida foram passados a correr todos e quaisquer lugares de festa existentes na grande Lisboa. E confesso: em nenhum fiquei tão mal impressionado com o atendimento como neste.
Explico, por uma questão de Justiça: há claramente falta de pessoal. Com três festas a decorrer ao mesmo tempo e talvez 50 crianças no espaço, pais e avós que ficam à espera, três festas a acontecerem imediatamente antes e três logo de seguida, todo o pessoal que fui capaz de identificar resumia-se a:
1 senhora na receção
3 empregados no bar (a terem de atender os clientes que iam pedindo bebidas, tostas mistas, etc; enquanto preparavam???? os lanches das crianças.
1 monitor a explicar regras dos jogos às crianças

Ora, perante isto, e como já expliquei anteriormente, as crianças (tenham 6 ou 13 anos) são abandonadas à sua sorte dentro do espaço sempre que não estão a jogar. Se querem bebidas têm de ir ao bar, pois nas mesas não têm sequer água.

Por outro lado, com tão poucos funcionários, é impossível prestar um serviço de qualidade. Exemplos concretos: quem pedisse no bar uma tosta mista esperava que tempos até a receber. E mesmo as festas atrasavam-se. A do meu filho acabava pelas 18 horas, mas às 18 horas ainda os funcionários não tinham servido as tostas (e muito menos o bolo). Resultado: os pais já estavam à espera, mas a festa acabou apenas quase às 19. Até lá, mais um longo período em que as crianças ficaram à espera.

Na festa do meu filho aconteceu ainda esquecerem-se de trazer uma das tostas encomendadas, as que foram distribuídas foram sem o cuidado de perceber quem pediu “mista”, só de “fiambre” ou só de “queijo”, o que deixou crianças sem lanchar (apesar de eu ter pago tudo); e ainda ouvi de uma das impertinentes empregadas, algo como: “a seguir vem o bolo, comem bolo”.

CONCLUSÃO

O que salva o login lasertag é o facto de os miúdos adorarem o jogo em si. O serviço é mau – e caro – alguns empregados são profundamente impreparados e impertinentes. Da minha parte, nem mais uma festa organizarei no login lasertag. E, mal impressionado como fiquei, provavelmente não levarei os meus filhos lá de novo, para outras festas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma ida ao endireita