Do sono, da sua importância. E de mim

Comemorou-se a 14 de março o dia Mundial do Sono.

Que chatice, pá, há dias para tudo. Até para o sono. Isto é tão chato que me dá sono. Noutros tempos acho que poderia bem ter dito algo como o que escrevi na frase anterior.

No entanto, este dia Mundial do Sono, este concreto quero eu frisar, calhou ser um dia especial para mim. E para o meu sono. Pela primeira vez utilizei um Auto CPAP e pela primeira vez em vários anos dormi uma noite inteira sem ressonar e sem apneias.

Nada mau, para quem antes fazia mais de 130 por noite, com paragens respiratórias entre 22 e 36 segundos.

Esta noite, pela primeira vez em vários anos, dormi descansado. Acordei sem sono e à tarde, depois de almoço, não adormeci a ver um jogo da Liga Alemã de futebol.

Falta informação sobre o assunto e não são raras as pessoas que quando ouvem falar do tratamento (prevenção) ficam admiradas. Afinal, muitas sofrem do mesmo, mas dos seus médicos sempre ouviram coisas como "não há nada a fazer".

Há sim e é algo que muda a vida. Não é fácil. É preciso esperar quase um ano - ou mais - nos hospitais públicos; ou pagar no privado (ou via seguro de saúde) o exame que determina o real estado das apneias, mas, no fim, a coisa até se torna fácil: uma prescrição passada pelo médico de família e a casa chega a máquina que, literalmente, ajuda a salvar vidas. O auto CPAP.

PS: a apneia do sono provoca vários males: os mais graves são ampliar o perigo de AVC ou enfarte; outro muito complicado a falta de energia física e esgotamento mental, que se nota na falha de concentração e de memória.

PS2: Conselho a todos os que sofrem deste mal: marquem rapidamente uma consulta para um pneumologista e coloquem o processo em marcha. Por mim falo: esta noite - uma só noite - foi a ÚNICA noite nos últimos anos em que eu senti ter descansado. E isso, meus caros, não é irrelevante.

Mais sobre a apneia aqui.
Mais sobre as outras perturbações do sono aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma ida ao endireita

Laser Tag Alfragide - Login ou Logout. 5 notas fundamentais