Uma ida ao endireita

Lesionado, com dores no calcanhar de mal correr, já a desesperar por não conseguir voltar aos treinos - e já agora por continuar com dores - resolvi recorrer às (não) medicinas alternativas.

Já me tinham falado da Dona Luísa, que atende ali para os lados da Venda Nova, e que é aquilo a que em bom português se chama uma endireita. Tem anos de história(s), é visitada por gente de todo o Mundo e com meia dúzia de movimentos já pôs bem o meu mecânico e o filho de uma amiga.

Depois de já ter ido a um osteopata - que são endireitas com estudos - e de ter gostado, resolvi dar uma oportunidade à Dona Luísa.

Disseram-me que tinha de telefonar-lhe logo de manhã bem cedo para conseguir vaga. Liguei, mas não fui rápido o suficiente. O telefone dava impedido ou nem conseguia ligação. Tentei já pelas 9.15 e aí sim fui atendido.

- Bom dia, aqui fala a Tia Luísa (dizem-me do outro lado, num sotaque alentejano simpático)
- Bom dia, eu sou o Bartlomeu e disseram-me para lhe ligar cedo.

- Oiça com atenção o que lhe vai dizer a tia Luísa. Nós começamos a trabalhar às 13 e acabamos às 16. Distribuimos 20 senhas todos os dias e depois, às 16, o meu neto vai à porta e chama até às 17 as pessoas que estão sem senhas, por ordem de chegada.

A lógica da coisa, já me tinham dito, é que não há preço pelos serviços. Tão só, cada um paga aquilo que pode e entende dever pagar.

Pelas 15.40 lá me fiz à morada que me deu. Lá chegado deparei-me com uma porta aberta a dar para um mini corredor com quatro cadeiras de cada lado. Tudo antigo, zero de luxos. Havia uma senhora à minha frente (seria o segundo, portanto) e logo depois chegou uma outra que parecia muito atacada por dores (não percebi se no peito, se numa mão se, até, de torcicolo).

Esperei a vez, ouvi a história de uma endireita em Alverca para a qual era-preciso-ir-quase-de-véspera-e-ainda-se-pagava-40-euros-mas-que-era-muito-boa.

Confesso que senti um frio no estômago. Afinal, a osteopatia é coisa séria (tão séria que a Austrália está a pedir imigrantes que sejam osteopatas) e sabendo eu que ali iria encontrar algo parecido, tendo eu as melhores referências positivas, não deixava de pensar que podia estar a fazer um enorme disparate.

Chegou a minha vez e com enorme simpatia o neto da Tia Luísa veio à porta. Entrei para uma sala igual a uma sala de estar de uma tia, com um sofá, umas cadeiras, algum material. A Tia Luísa disse-me: caro Bartlomeu, vai contar ao meu neto as suas queixas e a Tia Luísa vai estar aqui a ouvir.

Lá lhe expliquei o que sentia, o que tive no passado - e bem, porque entretanto li sobre o assunto e já tinha feito fisioterapia ao outro pé. Senti confiança quando me começaram a fazer perguntas sobre fascite, esporão de calcâneo e tendinites  - afinal, sabia que seria algo do género a provocar-me as dores.

Ao fim de dois ou três toques do neto no pé direito, o diagnóstico: vários ossos e ligamentos fora do lugar, o que levava a mau apoio do pé e, por consequência, a encontrar posições defensivas que tudo pioravam. Passagem de dedos pelos ossos afectados, alguma força, ligeira dor suportável. No final, a olho nu até eu via que a configuração do tornozelo estava diferente.

Operação repetida no outro pé, este em melhor estado, lá me disseram, e uma série de conselhos escritos para tentar resolver o problema que ali não era curável (a tendinite).

Saí pelo meu pé, com a sensação de estar com apoio diferente do pé, mas sem certezas de ter resolvido o problema. A verdade é que quando recorri a um osteopata, também demorei uma semana a sentir resultados e andei desconfiado de ter deitado dinheiro à rua - para, com alguma surpresa, constatar semanas depois que afinal de contas aquilo tinha resultado.


Comentários

Gonçalo L disse…
há possibilidade de me enviar os contactos? obrigado
bf disse…
Rua Prof. Egas Moniz, 46 rc Dtº Venda Nova-Amadora Tel: 21 4750750
Beli ha disse…
A minha querida tia luisa q conheco a anos. So tenho uma coisa a dizer q esreja mts anos comnosco al de muoto bons ptofisionais sao encantadores .
Recomendo a todos
Anónimo disse…
Muito boa a Tia Luísa! Já fui para lá de canadianas e saí pelo próprio pé.
Que Deus lhe dê muitos e longos anos de vida!
Unknown disse…
Depois de quase 6 meses de baixa, ortopedistas de renome da especialidade pe/tornozelo, muito dinheiro em exames e um jogo do empurra ora para um lado ora para outro. Decidi ir a ela, após recomendação. Resultado: os dois pés fora do sitio e cheios de contraturas.... pé elastico 3 semanas e comprimidos para as dores. Espero que desta vez eu tenha acertado e muitos anos de vida à senhora :)
Quase me vi no seu lugar ao ler o relato.
belinha disse…
Será que a morada e o numero de telefone e o mesmo agora?
José Fidalgo disse…
Também recorri aos serviços da D. Luísa mas infelizmente a mim não me conseguiu resolver, fui depois a um endireita em Lisboa e correu bem.
Unknown disse…
Tenho 37 anos e levo cerca de 30 a ir lá. Vi coisas com os meus proprios olhos e senti coisas no me corpo lesionado frequantemente que me levam a repetir cada vez que tenho um problema. Vivo no estrangeiro e continuo a lá ir sempre que necessito. Subscrevo as palavras de alguns comentários: Deus lhe dê muitos anos entre nós porque o lugar reservado no céu já o conquistou...O neto dela vê-se que "heredou" a sensibilidade, adicionando-lhe o conhecimento actual da fisioterapia...Também lhe desejo o melhor sucesso para abraçar este ofício que nao é fácil...
Unknown disse…
E tipo curandeira?
helena costa disse…
Boa tarde dona luisa gostaria de saber qual o seu horário de atendimento e se também da consultas ao sábado
gostaria de marcar uma consulta
sem outro assunto aguardo resposta obrigada
Viana disse…
Uma vez fui à tia estava com um torcicolo
Entrei numa sala cheia de santinhas ela mandou me sentar num banco e tocou me no pescoço e disse que já estava, eu respondi mas eu não senti nada e ela diz - está a duvidar da tia? Lol obviamente que fiquei igual nem melhor nem pior o tempo acabou por curar
Sandra Figueira disse…
A “Tia” Luísa, como lhe chamam, não é Osteopata com estudos, mas também não é uma idosa iletrada que é endireita. A A tia Luísa, é enfermeira ortopédica e foi durante muitos anos a enfermeira assistente do chefe de medicina ortopedista do hospital ortopédico, na parede. Pois é, quem não sabe, acha que a tia Luísa, é apenas mais uma “velhinha” com um dom especial que endireita os pés e os braçinhos as pessoas. Pois...não! Elaa as tem um dom especial, realmente, mas também é “estudada“...como os Osteopatas!
Sandra Figueira disse…
A “Tia” Luísa, como lhe chamam, não é Osteopata com estudos, mas também não é uma idosa iletrada que é endireita. A A tia Luísa, é enfermeira ortopédica e foi durante muitos anos a enfermeira assistente do chefe de medicina ortopedista do hospital ortopédico, na parede. Pois é, quem não sabe, acha que a tia Luísa, é apenas mais uma “velhinha” com um dom especial que endireita os pés e os braçinhos as pessoas. Pois...não! Elaa as tem um dom especial, realmente, mas também é “estudada“...como os Osteopatas!
Unknown disse…
Eu, vários familiares, amigos e colegas de trabalho já recorremos mais que uma vez á tia Luísa 😁 só tenho uma coisa a dizer, é uma Santa! A única vez que não me conseguiu ajudar disse " minha querida, não te posso ajudar, tens que ir ao hospital e depressa" e fui e tinha razão, tinha tido uma tromboflebite, fiquei internada :-(
Anónimo disse…
Alguém conhece um José Ribeiro que atende na Rua heróis de Mucaba, Pontinha, Lisboa?

Alguém conhece um dr Coimbra também da Pontinha?
Domingos Lopes disse…
Boa tarde alguem me pode indicar o numero de telefone
Maria G. Santos disse…
Boa tarde. Não me dava o nome e contacto por favor? Obrigada e desculpe
Anónimo disse…
Pois eu garanto que é mezmo umas maos de fada.Deus a proteja.
Cátia disse…
Bom dia.
Tenho pelo menos 2 experiencias fantásticas com o Bruno, neto da Tia Luisa :)
1ª foi com o meu marido, que andava há 6 meses a fazer fisioterapia e a tomar medicamentos para as dores (já tomava medicação da mais forte, desde comprimidos, injeções constantes, etc) e nada lhe fazia efeito... Para andar qualquer coisa só mesmo com muletas e mal... Até que decidiu a medo ir ao "endireita" - a melhor coisa que lhe aconteceu!
Chegou lá, num ambiente simples e descontraído foi atendido pelo Bruno, que despois de ouvir as queixas do meu marido lhe "mexeu" na anca e lá desbloqueou alguma coisa, o meu marido diz que sentiu algo a libertar-se.. A indicação do Bruno foi que durante uma semana sentiria formigueiro e depois passaria, assim foi! Nunca mais precisou de muletas nem medicação.

2ª eu propria ao fim de dias sem conseguir mexer a cabeça sem que tivesse dores na zona das costelas, lá fui... senti melhoras logo de imediato e a recomendação foi para tomar um anti-inflamatorio porque tinha ficado muitos dias assim e tinha inflamado. No hospital, quando fui antes disto, o que fizeram? Nada, deram-me medicamento para as dores para ver se passava.

Que a vida permita ao Bruno ajudar ainda muita gente e espero que um dia alguém lhe siga as pisadas, que o mundo precisa de gente assim!

Mensagens populares deste blogue

Laser Tag Alfragide - Login ou Logout. 5 notas fundamentais