A propósito de boa música

Escreve-me em comentário o Johnny, que cito livremente, que se calhar só quem gosta de boa música “consegue distinguir esse ritmo do tão chamado boring music”. (referindo-se a DMB)

Para mim, sinceramente, tanto me faz que se goste ou não de DMB. Mas a onda de indignação porque eu não me diverti no concerto dos senhores, além de me incomodar, faz-me lembrar um episódio antigo:

Tive um conhecido que gostava de Iron Maiden – idolatrava-os, mesmo. Na altura disse-lhe que não gostava do género. E ele argumentou. Usou mesmo da lógica matemática para me convencer a gostar dos senhores.

“Não gostas? Isso é porque não ouviste 15 vezes bem alto!”. Nunca esquecerei esta frase, como devem imaginar.

Ora, com Dave Matthews Band está a passar-se quase o mesmo. Pelos vistos, não gostar do género é crime lesa moral musical.

Ora, porque esse meu conhecido gostará tanto de música como eu e, possivelmente, os leitores que aqui se indignam, pergunto-me: quem terá razão? Eventualmente, todos.

Acredito que seja legítimo. Como é legítimo escrever 50 posts a dizer o que penso se me apetecer.

Esse meu conhecido, provavelmente, continuará a defender que ouvindo “15 vezes bem alto” os Iron Maiden eu iria gostar. E daí?

Em que medida pode a opinião sobre música influenciar alguém? Esse meu conhecido também tinha um rato morto debaixo da cama e com um cheiro nauseabundo no quarto conseguiu dizer que só o tiraria depois da época de exames: “Com certeza é mais importante passar nos exames do que tirar o rato morto”.

Boa música é a música que nos soa bem e a que nos provoca sensações que nos agradam.

Passo a explicar: não gosto de Metal, mas adorei o concerto de Metallica. Não oiço Prodigy em casa, mas saltei com o concerto deles. Não gosto de Dave Matthews e deu-me sono.

Quero lá saber se tecnicamente é muito bom!

Fico feliz por todos os que gostam o terem ido ver. Eu fiz a minha vida e, também, o esforço de ouvi-los um bocado. Achei-os “boring”, sim achei. E daí? Quando escrevo no meu blogue não é para convencer alguém do que penso, apenas para registá-lo.

Vá, venham lá mais comentários a ensinar-me o que é boa música. É que eu só comecei a ouvir há 36 anos e ainda não sei distinguir do que gosto e do que não gosto.

PS: Seja bom ou mau, DMB foi uma má escolha para encerramento de festival. Esquecendo os méritos que tem para os seus fãs, o concerto foi um corte drástico com os ritmos da véspera e da antevéspera – tão distintos, diga-se. E isso pareceu-me indiscutível, atendendo quer ao número de gente que assistiu ao concerto, quer ao número de gente que saltou e dançou durante o mesmo e quer ainda quanto ao número de gente que se deslocou para os palcos secundários.

Comentários

Rapunzel disse…
Quando fiz o 1º comentario, disse ainda bem q n gostamos todos de azul, foi por algum motivo!
Há muita música que consideras boa e ouves e eu não, mas sei reconhecer o seu valor, seja ele técnico, vocal ou outro qualquer.

Agora, ter um blog público implica estar sujeito aos comentários e tal como tu és, eu e todos os outros somos livres de expressarmos a nossa opinião. Não a queres? Indigna-te? Picas-te? Põe moderação de comentários ou põe o blog privado! Simple as that!
Eu aceito quando não gostam de um filme, de uma música ou seja lá do que for! Aceito, e não quer dizer que mude de opinião! Nem ninguém te está a dizer pra passares a ser o maior fã de DMB (not boring!). E longe de mim querer ensinar-te seja o que for!
Mas eu quando vou a um concerto é porque gosto! Aliás, suportei Chris Cornell (que não gosto) e não vi nada de Black Eyed Peas (porque não gosto mesmo!) só pra poder ver DMB que nunca tinha visto ao vivo. Gostei mais ainda do que em album! E quando não gosto posso até fazer um post a dize-lo e sujeitar-me às opiniões, mas 3??? Isso já é quase obsessão rapaz!!!
Eu estava na boa a comentar, mas pelos vistos tu não!

Bjs e have fun
SOU disse…
Apoiado Rapunzel!
:)
bf disse…
Oh Rapunzel, a sério que isto está a cansar...

É claro que ter um blogue implica estar receptivo a comentários.

Só me começa a parecer a pré-primária que sempre que tu escreves algo aparece aqui alguém a apoiar ou a querer ensinar-me o que é boa música. Simple as that...

Quanto ao número de posts a dizer que achei boring, têm razão em reclamar com os três. Deviam ter sido 30!!!!

Pelo menos assim tinha o blogue cheio de comentários! ;)

(já agora, Rapunzel: o que me levou a passar-me não foram os teus comentários, mas sim o comentário de quem me quis ensinar que «só quem gosta de boa música bla bla bla». Era o que faltava que alguém ensinasse a alguém o que é boa música. Percebes? A boa música é um bem que não pode ser catalogado. Apenas se pode dizer: eu gosto / eu não gosto).

Quanto aos méritos do David Boring: são muitos, claro. E é claro que ele não tem culpa de ir ao festival - foi convidado, aceitou. Mas (na minha opinião!) foi um tiro que cortou o barato de um festival cheio de ritmo.

Já agora, porque não mencionei: não gosto de Black Eyed Peas nem os oiço em casa. Não tinha planeado ver o concerto. Mas vi. E sabes que mais? Foi electrizante e cumpriu o seu propósito festivaleiro.
Johnny disse…
Pá sem comentários. Tive no Pav Atlantico, cheio que nem um ovo, tudo a dançar, a curtir o concerto. Não compares a animação que um concerto de DMB pode oferecer com base em saltos, moches e afins em concertos de Black Eyed Peas, Prodigy, Metallica, etc...O que entendes por proposito festivaleiro? É isso?Saltar, gritar, etc?? Eu não te quero "ensinar" o que é boa música. Apenas disse que talvez os atributos técnicos e a maturidade musical se calhar apela mais a quem entende da mesma, a quem se isola a ouvir um ritmo de bateria, ou uma linha de baixo. Isto não pode ser feito por qualquer um, tem que se ter mesmo gosto no que se faz. E curtir a música, para esses, não é sltar como se não houvesse amanhã, não é gritar até lhe saltarem os pulmões. Era aqui que queria chegar, expor a minha opinião como tu o fazes. Mas parece que trocar opiniões não são o teu forte. Mas fiquei lisonjeado por teres feito 1post só com base no meu comment. Obrigado por isso
Anónimo disse…
Ehehwhwh se te conhecessem jamais diriam isso de ti: és a pessoa com o gosto mais eclético, em termos músicais, que eu conheço. E, como um grandde amigo meu (músico, sim daqueles do Conservatório e tal), me disse, um dia, só há dois tipos de música: boa e má. E estou contigo BF, se achaste Dave "boring" estás no teu direito. E até concordo contigo, acho que a onda dele não é festival, e muito menos para encerrar um em que não se enquadra lá muito bem. Era o que mais faltava: existem obras primas que eu odeio e são isso: obras primas. Bendita liberdade que nos permite, também, detestar a perfeição.

P.S. Não conheço tudo, nem sequer muito, mas do que conheço de Dave: adoro.
bf disse…
Johnny
não vou alimentar mais isto, nem tentar explicar o que na minha opinião são as diferenças entre concerto em Pavilhão (Atlântico, no caso, logo em nome próprio e para fãs) e em festival.

Fixa só isto:
Não sabes quem sou, nem sabes o que sei de música, nem que "maturidade musical" - como lhe chamas - tenho.
Sabes lá a que festivais vou, que concertos vejo e de que bandas gosto. E quando não sabemos algo, o melhor que temos a fazer é não falar sobre...

PS: Não devias surpreender-te por alguém escrever um post graças a um comentário teu! Isso denota insegurança e baixa autoestima. Fi-lo na pura, como te respondo aqui.

Aceita um abraço e aceita que há opiniões diferentes das tuas (já para não falar de gostos)

Imaculada:
Simpatia a tua... ;)
Sabes bem que sou apenas um provocador! ;)
Rapunzel disse…
Olha, não somos propriamente amigos, mas até nos conhecemos e já partilhámos boas conversas e boas músicas que ambos gostamos, por isso prefiro ficar por aqui porque acho que já está a ir way too far.

Por não me conheceres bem, não te vou levar a mal este comentário "Só me começa a parecer a pré-primária que sempre que tu escreves algo aparece aqui alguém a apoiar ou a querer ensinar-me o que é boa música".
Graças a Deus nunca precisei de advogados de defesa, nem de apoiantes para as coisas em que acredito, muito menos de pessoas que não conheço.

P.S.: Conheço fãs de Black Eyed Peas que odiaram o concerto, por isso, como disse ao início, ainda bem que nem todos gostamos de azul.
bf disse…
Isso Rapunzel! Isso mesmo!
Também vi (parte d)o concerto do DMB ao pé de fãs que estavam a queixar-se de ele estar a ser... (como dizê-lo...) boring!

É a tal cena de nem todos gostarem de azul!
Rapunzel disse…
Vês...afinal até estamos de acordo! :D
jagga disse…
Por acaso concordo com o comentário de DMB não serem a melhor banda para fechar o Alive... concordo que só estando com espírito para a coisa é que se gosta provavelmente... concordo com cada um ter espaço para o seu gosto (graças a Deus)... e acima de tudo para mim arte sempre foi arte por permitir que a experiência seja diferente para mim e para o gajo que está 10 cm ao meu lado... Se a coisa tivesse de ser igual para todos chamava-se ciência e andávamos todos a ouvir Beyoncé e Madonna e outros tantos produtos comerciais que de musicais têm bastante pouco (sem querer tirar mérito directo aos possíveis artistas envolvidos... mas... enfim... acho que todos entendem o meu comentário)
Unknown disse…
Desculpa a intromissão, mas não compreendo porque razão te querem obrigar a gostar de Dave Matthews, Sr. Boring como simpaticamente lhe chamas...
E concordo contigo quando dizes que não deveriam ter tocado no Alive.

Mensagens populares deste blogue

Uma ida ao endireita

Laser Tag Alfragide - Login ou Logout. 5 notas fundamentais