A propósito de "autista" não ser adjectivo

Todos já teremos dito, um dia, que alguém era autista, ou se comportava como um autista, por ser teimoso, por não ouvir os outros, etc.

Pois há dias deparei-me com um texto que mudou a minha forma de relacionar-me com a palavra. E agora evangelizo, até, quem oiço dizer que alguém é autista.

Fica o desafio para os meus amigos que tiverem paciência de ler-me.

"Se os meus amigos tiverem paciência gostava que lessem este post até ao fim. Apesar da própria Assembleia da República ter abolido a utilização da palavra "autista" do truculento debate parlamentar, a verdade é que a mesma persiste em ser usada para qualificar pessoas que se estão nas tintas para as opiniões alheias e que preferem, numa determinada situação, viver isolados do mundo. Este é um conceito que cresceu durante décadas em que o desconhecimento sobre o autismo era enorme e em que se considerava que os autistas gostavam de habitar o seu 'próprio mundo'. Com a explosão do autismo nos últimos anos, o estudo foi intensificado. Tal como cada criança é uma criança, também cada autista é diferente dos restantes. Por isso, existe um largo espectro onde se mede o autismo e que tem em conta dezenas de variáveis. Todavia, questões comportamentais, dificuldades de comunicação e de relação social estão habitualmente presentes. Mas, ao contrário do que se pensava, os autistas não gostam de se isolar. Não o fazem por gosto, mas por receio. Têm dificuldades de socialização e de comunicação com um mundo que os atraí, mas que os intimida. Portanto, quando se utiliza a palavra autista para qualificar alguém não se está apenas a cometer um lapso de avaliação, mas também a ser injusto para quem tem esse problema e o quer ultrapassar. E, como em muitos outros aspectos da nossa sociedade, o preconceito é castrador, injusto e desmotivador para qualquer autista que veja o seu problema a ser utilizado como exemplo errado. Uma mentira repetida muitas vezes é absorvida como sendo verdade. E esse é um risco que os autistas não merecem correr. Quando vejo alguém utilizar essa palavra para adjectivar o comportamento de outros, procuro explicar que o conceito sofreu uma evolução nestes últimos anos. Ainda ontem me deparei com mais uma situação em que essa expressão era usada para classificar terceiros. Desta vez, não respondi. Em alternativa, optei por escrever este texto, talvez na ilusão do mesmo ser lido e absorvido. O meu filho de 8 anos é autista. Pensam que ele gosta de não compreender totalmente o mundo, de sentir cada ínfimo estímulo e todos em simultâneo e de não se encontrar à vontade em muitos aspectos que, para a maioria, são banais? Mas, se repararem nas fotografias que tenho pontualmente mostrado podem verificar que ele anseia por ultrapassar essas dificuldades. Quando alguém for teimoso não lhe chamem autista. Os autistas não têm culpa."
Texto de Luís Silva do Ó

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma ida ao endireita

Laser Tag Alfragide - Login ou Logout. 5 notas fundamentais