O top-5 dos meus concertos

Dei por mim a pensar, agora mesmo, quais os concertos que mais me marcaram. Comecei por escolher três, mas logo saltei para os cinco. As datas não serão exatas, mas cá vai a lista

The Cure - Estádio de Alvalade - 1989
Tinham acabado de lançar o álbum Disintegration e eu vivia uma primeira (ou segunda) paixão. Fui com o meu amigo Nuno Ricardo e, putos anjinhos, saímos antes de um dos encores porque achámos que tinha acabado. O melhor álbum da minha vida, no concerto que durante mais tempo me marcou. E ainda tenho saudades dele...

The Pogues - Coliseu dos Recreios - 1988 (?)
Fui com a Catarina Serpa, a Inês e um colega - talvez o Marcos?. Andava na Escola secundária e não conhecia bem a coisa. Fui por causa da Inês, sobretudo, e saí de lá esmagado por um concerto em que o Shane McGowan perdeu a aliança de casamento e andou de joelhos a gritar ao microfone "my ring, I lost my ring...".
No fim, subimos a pé a calçada da Glória para levar a Catarina a seu pai, que, estando a trabalhar, a levaria para casa de seguida.

Sitiados no pavilhão dos Salesianos, do Estoril (1990?, 1991?, 1989?)
Andava com o Marcos de escola secundária em escola secundária a ver os Sitiados. Tinha umas cassetes pirata e delirava com o João Aguardela (quem nunca?). Neste dia devem os Sitiados ter dado o grande concerto da fase pré-fama. Foi notável. Antes deles tocou uma banda qualquer que gritava "eu não tenho frio, porque uso uma TERMO-TE-BEEEE). Foram corridos com tomates e copos de cerveja. Os sitiados foram geniais como sempre e eu acabei por guardar na memória uma miúda que estava na organização da coisa e dançava sozinha, como nunca esquecerei. A minha querida Marta, que amanhã faz anos. Nunca falei com ela, mas conheci-a em 1992, quando fui padrinho dela na faculdade e falámos de gostos musicais. Ainda hoje é gente do fundo do meu coração...

The Cure - Pavilhão Atlântico (2008)
Entre o que bebi e fumei, recordo um concerto de olhos fechados (eu, não o concerto) em que senti como nunca tudo o que Robert Smith e companhia me transmitiram. Foi único e inimitável. Ainda voltei a vê-los no Alive, mas por este ter sido tão especial, baldei-me a outro que deram entretanto - este seria inigualável. Fui com o Alexandre, a Paula, o Erich e a Mónica. Incrível... Mais ainda numa altura de profunda transformação na minha vida.

Arcade Fire - Campo Pequeno (2018)
Felizmente, com a Susana não me faltam recordações maravilhosas, mas a nível de concertos (e deixando de parte tantos, como o de Franz Ferdinand também neste local) fecho o Top-5 com o inacreditável concerto dos não menos inacreditáveis Arcade Fire. Ringue de boxe no meio do pavilhão, concerto a 360 graus, e uma festa que ainda hoje tento emular quando oiço a versão do concerto de Paris, que tive a felicidade de apanhar no youtube e gravar para um ficheiro MP3. No fim, nós a sairmos e eles a continuarem o Wake Up na rua, entre os fãs...



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma ida ao endireita

Laser Tag Alfragide - Login ou Logout. 5 notas fundamentais