Toda a verdade sobre as alheiras de caça


Depois de anos a falar de trivialidades, tenho de passar ao papel (pronto ao blogue) toda a verdade sobre as alheiras de caça.
Muita a gente come alheiras de caça, mas poucos sabem algo sobre este animal. Assunto predilecto da minha mini tertúlia de amigos, a alheira de caça é um animal com cerca de 15 centímetros e que tem a particularidade de se esconder muito bem.
Sabe-se pouco sobre as condições em que vivem, mas sabe-se que são rastejantes. Têm duas bocas e comem aves (há umas que comem bacalhau, mas essas só se dão no mar do Norte).
Ora, sendo tão pequenas, como podem as alheiras comer aves? Simples. Atacam em grupos (os grupos de alheiras chamam-se alhadas, tal como os de peixes são cardumes). Ora, a alhada escolhe uma ave - normalmente galinhas do campo ou perdizes - e aproxima-se sorrateiramente.
As alheiras comunicam entre delas por ultra sons emitidos por uma das bocas (pensa-se que a de trás, se bem que nem sempre seja fácil distinguir a de trás - que nos machos é mais achatada do que nas fêmeas) e utilizam os sons para medirem a distância a que estão das presas. Mal uma alhada (normalmente composta por cerca de 43 alheiras) apanha uma galinha, ela já não consegue fugir. As alheiras atiram-se à veia jugular e o pobre animal morre em cerca de um minuto. Curioso é o ritual que se segue: uma alheira, normalmente a mais nova, depena as aves e só no fim todo o grupo se atira, com as duas bocas (86 ao todo, no caso) para devorar o bicho, o que leva cerca de 3 minutos. Outro dado curioso que é possível constatar (quem já comeu alheiras sabe que é assim) é que as alheiras não digerem a carne consumida. Quer dizer, digerem, mas o processo pode levar anos.
Um dos problemas que a poluição das matas tem provocado é que muitas vezes a carne apodrece dentro das alheiras e elas acabam por morrer.
Ora, se ninguém que eu conheço já viu alheiras de caça (têm este nome porque são caçadoras fantásticas), como é que os caçadores apanham as alheiras?
Por serem difíceis de detectar (conta-se que apenas um homem de Bragança viu uma alheira em estado selvagem – são um bicho muito assustadiço) só há uma maneira. Com armadilhas. O truque consiste em colocar uma corda pequena com uns chumbos na ponta e à volta dos chumbos pedaços de frango morto no próprio dia. A alheira, nestes casos a passear-se solitária, não resiste e prova o frango. O que a mata não é o contacto com o chumbo. Não, o chumbo apenas a adormece. O truque consiste em aproveitar o facto de a alheira estar a dormir para lhe atar as duas bocas.
De boca atada, a alheira deixa de respirar e acaba por morrer pendurada num fumeiro.
Brevemente contarei toda a verdade sobre as batatas fritas.

A expressão "meter-se numa alhada" vem da sabedoria popular que mesmo sem ter visto uma alheira sabe que estes bichos, quando em grupo, são letais e rápidos - havendo mesmo quem lhes chame as piranhas de mirandela)

Comentários

Anónimo disse…
Brilhante! É por coisas destas que eu te adoro. É por coisas destas que foste e sempre serás o melhor Boss de qualquer espelunca (de nível, alto lá).
AS piranhas de Mirandela? Epa. Isto no Twitter fazia cá um sucesso :-)
Fantástico! Finalmente toda a verdade sobre esse misterioso animal que nos intriga. Finalmente um texto à altura dessa espécie que a todos ilude.
Suz disse…
In BF Vida Selvagem :)

Muito bom. Tens de pôr no twitter ;)
Sandra disse…
Eu que amo alheiras fiquei a conhecê-las mais a fundo. :-)

Mensagens populares deste blogue

Uma ida ao endireita

Laser Tag Alfragide - Login ou Logout. 5 notas fundamentais