Cão (rafeiro) com pulgas



Ponto prévio: eu não sei o suficiente de cinema para fazer uma crítica "profissional" a qualquer filme. Vou, no entanto, percebendo um pouco da vida. E Slumdog Millionaire é, talvez, muito mais vida do que cinema.
Será cinema, sim, com boa banda sonora, uma ideia original sobre como contar uma história (muito original mesmo) e interpretações magníficas de crianças!
Slumdog Millionaire está traduzido para português como "Quem quer ser bilionário?". Eu talvez tivesse apostado num título do género "Cão rafeiro milionário", mas isso sou eu... que acho que a tradução deve ser fiel fiel ao espírito da frase original (pelo menos foi assim que aprendi nas aulas de técnica de tradução há uns quantos anitos...).

Mas vamos ao que interessa:
Slumdog Millionaire é mais que um filme.
É uma compilação de todos os defeitos humanos, é um desfile de horrores atenuados pela esperança de o público saber, à partida, que aquele rapaz está a uma pergunta de ganhar uma fortuna num concurso de TV.
Para os optimistas, Slumdog millionaire é a prova de que no fim tudo vale a pena. Para os pessimistas uma metáfora sobre como nós, Homens, olhamos de lado para quem pode ascender por conta própria, só porque desconfiamos de qualquer um que venha do nada.
Para os apaixonados resume-se a um "há sempre mais uma esperança para o amor".
Para mim é um grande filme!

Quase apostaria dobrado contra singelo que este vai ser o filme do ano em Hollywood. E vai ser o filme do ano porque a maior parte do público (e jurados) vai captar a mensagem do "somos pequenos demais para percebermos o grande plano" - o que não deixa de ser verdade, não o pensem apesar do tom que pode parecer crítico.

A verdade é que a mensagem a retirar é outra. Pelo menos para mim:
Por mais milionário que um cão rafeiro (e com pulgas) consiga ser, vai sempre continuar a haver uma lista infindável de outros cães rafeiros (e com pulgas e até carraças) que nunca chegarão tão longe.

A excepção, no caso deste filme, é uma violentíssima caricatura da realidade, que torce, pinta, arranha, mas para a deixar, no fim, real como uma fotografia.
A India é apenas o cenário. O Mundo o palco! E nós os actores.

Comentários

C disse…
Magnífico o post!
C disse…
Magnífico o post!
Suz disse…
Li ontem na revista do DN que na India este concurso é uma verdadeira febre nacional, e que o valor máximo do prémio é superior ao entregue em qualquer outro país do mundo!

E que daí veio a necessidade de no título ser Bilionário.

Quanto à tradução, penso que a mais literal seria cão sarnento milionário, tendo em conta a expressão equivalente em Portugal.

No entanto, não estaria condizente com o espírito do filme, sendo que o concurso é o fio condutor de toda a história.
bf disse…
Só a título de curiosidade e porque o filme não nos responde a esta questão:
50 milhões de Indian Rupees são 785 mil euros
(www.xe.com)
Suz disse…
E então? O prémio em Portugal julgo ser 20 mil euros
bf disse…
em Portugal é 100 mil

Mensagens populares deste blogue

Uma ida ao endireita

Laser Tag Alfragide - Login ou Logout. 5 notas fundamentais