Covid 19 (dia 14 - 26/03) - Uma folga, uma espera e uma videochamada

Temos cá por casa uma imagem de Nossa Senhora, a "Mãe Peregrina" de Schoenstatt , que recebemos todos os meses a dia 15. Fica por cá 2 dias antes de seguir para outra casa.


Este mês, por força do Covid-19, ficou cá por casa e por cá ficará até esta crise passar e voltar a ser seguro andar de casa em casa para a entregar.

Às 20h00, estabeleceu-se, todas as famílias da corrente rezam ao mesmo tempo uma Avé Maria. Hoje o nosso mais velho fez a oração e foi tocante.

Algo como: "Ajuda-nos porque eu não consigo compreender muito bem isto e quero voltar a sair à rua e voltar à escola".

Já ontem tinha tido um meltdown porque em casa não conseguia aprender e dias antes dissera-me que estava arrependido de não ter aproveitado para sair mais nos anos que leva de vida (ele, o caseiro - agora quer sempre sair, nem que seja para ir ao lixo, a 40 metros da nossa porta).

O dia começou tarde, com sono prolongado e novo atraso nos trabalhos escolares. Acabei por não estar por cá. Tive de ir comprar fruta e legumes para três casas. E levei um pastel de nata ao meu sogro, para lhe dar um mimo - está sempre fechado em casa.

Porque o telemóvel dele é da idade da pedra, fiz uma videochamada por whatsapp (do meu, claro) para os netos e filha e ainda juntei o meu pai noutro ecrã. Parecia que lhe tinha saído a sorte grande. Na verdade, soube-nos a todos a um bocadinho dos sábados (embora eu estivesse de máscara na cara para o proteger).

Depois de almoço tinha de sair de novo, para receber a compra online feita no Pingo Doce - estranhamente não conseguiam entregar cá em casa e ia para o do meu pai. Aproveitei para levar-lhe os frescos, passei a comprar pão na Padaria Portuguesa (que agora vende laranjas, leite, latas de conserva, etc) e fiz-lhe também o mimo de levar um bolo (uma queijada). Ele andava com vontade, sobretudo depois de saber que a neta tinha feito (durante a tarde) um bolo, do qual já não deu para levar-lhe uma porção por estar no forno à hora a que saí de casa.

A verdade é que longa foi a espera. Tão longa que desesperou. Entrega prevista para as 17h30, e o tempo a passar. A passar. A passar. A passar. A passar (devagar).

Sem telefone para perguntar o que se passava, acabei no atendimento por messenger de Facebook (desgraçado de quem não tem facebook) e lá me disseram que o "shopper" haveria de ligar-me para falar. Lá me ligaram às 19h30 para reagendar a entrega. Ficou para amanhã, de manhã...

Dia em que, estando eu de folga, terei de ir trabalhar, para ir à televisão comentar atualidade logo pela manhã. A vontade de sair é escassa, mas, como recusar o que algum dos meus companheiros teria de fazer?

Dizem-me que posso dispensar a maquilhagem, que dão desinfectante, que limpam a mesa... Há de correr bem! Tem de correr bem.

PS: Hoje o Governo aprovou novas regras para layoff e ajudas às famílias que fiquem com rendimentos afetados, como por exemplo moratórias nos pagamentos dos créditos bancários (habitação incluído). O lado económico da pandemia vai ser outro pandemónio. Mas como noutos momentos da história, cá estaremos todos para ultrapassar.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma ida ao endireita

Laser Tag Alfragide - Login ou Logout. 5 notas fundamentais