Covid-19 (dia 3 - 15/03) - Arroz de feijão e ruído crescente

Confesso, eu que sou asmático e tenho um pai que faz Bingo na lista das comorbilidades associadas ao Covid-19, todos os dias acordo numa espécie de sobressalto.

A primeira coisa que o meu cérebro faz é uma verificação ao hardware: dói a garganta? consegues respirar? tens dores musculares? fraqueza generalizada? tosse?

Naqueles três segundos, estou em suspenso. Acho que estamos todos em suspenso. Não três segundos, mas há uns dias. E por mais uns quantos.

Todos temos opiniões fortes sobre se deve ser decretado estado de emergência, todos sabemos muito bem as implicações de se fechar as fronteiras terrestes com Espanha e todos temos opinião sobre o discurso de Marcelo Rebelo de Sousa por webcam manhosa ao país.

Hoje o dia foi difícil. Foi só o terceiro em casa, mas os miúdos estiveram mais agitados (ou então nós com menos paciência). E o tom de voz vai subindo mais vezes do que gostaríamos.

À noite, o mais velho teve insónia e só há pouco (já depois de acabar de ler o Diário de um Banana, segundo volume) conseguiu adormecer. Falei com ele, perguntei se sentia alguma preocupação com o corona, alguma tristeza com o estar em casa e respondeu-me que não: «a probabilidade de o corona matar uma criança é inferior a 1 por cento», justificou (já não me lembro desses tempos, mas é reconfortante passar ao lado desta preocupação de adultos).

Quero - acho que queremos todos - sair desta espiral depressiva a que viemos parar. Preocupados por nós, pelos nossos familiares, pela economia, etc... Então decidi começar o dia a levar sorrisos ao meu pai e meu sogro.

Cozinhei dois pianos de entrecosto no forno (com molho barbeque), um arroz de feijão e meti em tupperwares. Toquei-lhes às campaínhas sem pré-aviso e além de lhes lembrar que não estão sozinhos, de lhes levar um pitéu (um mimo), ainda fiz videochamadas para verem os netos. Houve sorrisos em barda. E, confesso, senti-me um pouco mais leve.

Mas, dizia, não foi fácil. Mesmo tendo previsto que o número de casos positivos seria hoje mais alto que os 245 anunciados, sabemos todos - e é cada vez mais evidente - que se o pico de contágio vai ser em meados de maio, então ainda nos falta longo caminho.

Ainda não o digerimos e dou por mim a trocar aqueles olhares com a minha mulher nos quais não é preciso (ou possível, até, porque estamos sempre acompanhados) dizer uma única palavra.

Há tristeza, apreensão (sobretudo) e ainda que confiantes, temos os nossos momentos de quebra. Planeei que hoje poderíamos tentar ver um filme e ter alguma normalidade - mas não deu.

Amanhã vamos ter de introduzir novidades: logo para começar, de manhã teremos de fazer exercício físico em família. Não é possível passarmos 30 dias, ou mais, em casa, sem nos mexermos; sem os miudos gastarem energia. Nem saudável. Já baixei um quilo para os 78 (raramente tenho apetite - quando era gordo numa situação destas passaria o dia a comer) e não podemos permitir que a massa muscular se vá.

Há no Youtube milhares de vídeos de treinos que podem ser realizados em casa, só utilizando cadeiras ou o o chão - exercícios para toda a família.

E há em Portugal soluções com o a do meu amigo Pedro Almeida (treino em casa) que além de fazer planos personalizados, ainda está a disponibilizar gratuitamente um programa novo para cada dia.


Amanhã isto vai ser melhor. Tem de ser... Fiquem todos bem! (e fiquem em casa)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma ida ao endireita

Laser Tag Alfragide - Login ou Logout. 5 notas fundamentais