Covid 19 (dia 39 - 20/04) - Aniversário

Hoje a mais nova faz cinco anos. E isso, meus amigos, sendo especial é, também, profundamente triste.

A festa com que sonhou não aconteceu nem vai acontecer tão cedo, mas lá fizemos um bolo caseiro, uma mousse de chocolate (para cumprir o desejo dela) e enchemos a mesa de bolachas (bolacha torrada, belgas, etc) a fingir que havia grande variedade de doces.

Ela, percebe-se, feliz pelos cinco anos, impôs a si própria o nada cobrar. Recebeu os presentes (dois) a meio da tarde, apenas, falou com um dos avôs e padrinho por Zoom, e com outro por telefone em alta voz, e todos, ao mesmo tempo, lhe cantámos os parabéns.

Para os pais foi um esforço brutal para fazer tudo parecer normal. Mas não foi. Nem será...

Depois, saímos de casa e fomos até cada um dos avôs levar duas fatias de bolo, e matar saudades à distância. O vírus afastou-nos do toque. Em momento algum, crianças ou avôs tiveram qualquer impulso de se tocarem, de se abraçarem. Embora a mais nova, ao sair de casa, fosse dizendo: beijinhos não podemos. Abraços sim...


 Ontem, domingo, foi a pascoela e nós finalmente provámos o borrego (aqui ao lado) e o cabrito (foto de baixo) que o meu pai fez para os seis (cada qual na sua casa) e que esteve no congelador duas semanas à espera de saltar para o forno.

Estava delicioso como sempre e, no entanto, faltou-lhe o que é mais importante na celebração: a presença de todos por cá. Sem os avôs, sem a tia maluca, sem os convidados do costume, até um bom cabrito e um ainda melhor borrego conseguem saber apenas a uma boa refeição.

O isolamento social continua a ser um massacre para muitos. Eu, que nem me queixo de estar em casa, ando apenas preocupado com a saúde mental dos mais novos (e mais velhos) que não sabem lidar com isto.

Do que vou falando com outros, são algumas as crianças a transferir o desconforto para as roupas que vestem, dizendo que estão apertadas, que isto e aquilo. E são cada vez mais os pais que já não aguentam mais uma birra por estas razões.

Que venha depressa uma vacina, um medicamento ou um meteoro que nos livre disto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma ida ao endireita

Laser Tag Alfragide - Login ou Logout. 5 notas fundamentais