sonambulismo

Por vezes temos a força de mil homens para o que há de vir. As certezas todas de um livro antigo, lido e relido, que descansa à lareira, seguro de que ali - agora é certo - não mais terá de dar-se a ler. Outras vezes acordamos, assim, firmes, cheio de certezas, a primeira das quais que dormir é uma impossibilidade. E ao mesmo tempo sabemo-nos adormecidos.
Como se o que nos acorda fosse uma inevitabilidade, sentimo-nos estupidamente lúcidos. Sem sono, mas baralhados quanto ao corpo. Onde estamos, para que lado é o sorriso?
Nestes momentos, o medo e a solidão são fortes. Pois poderosa é, também, a fome de alma. Da alma. E acorda-se como se se sonhasse. Mas sonha-se como se se morresse. Percebe-se? Percebes? Pois eu tenho a solução... Fica. Adormece-me. Acorda-me. Sim, fica e, como nesse sonho, salta à corda comigo. E deixa-te adormecer. Para também acordares a meter o pé na água fria ou na banheira de jacuzi. Sim, durmo. Hei de acordar. E, nessa loucura, continuarei a trazer-te na ponta dos dedos... Pois é em ti que me tenho a esta hora...
Viro-me para o lado. E adormeco. Sei que sim...

PS: Nota a posteriori: este texto é uma grande confusão, mas dentro da confusão faz algum sentido. Este texto é, em palavras, a fotografia mais próxima que consigo tirar a alguns acordares de meio de noite, lúcidos, sem sono, que em três minutos se transformam em novo adormecer. Assim, foi escrito em directo, enquanto não adormecia - porventura adormecendo a meio e reabrindo os olhos. E é por isso que a meio pergunto se me entendem! Eu próprio tenho de fazer um esforço grande, hoje, para o conseguir! Mas tenho a vantagem de saber de que falo...

Comentários

m disse…
compreendo-te... a sério que te compreendo...
Brida disse…
parecem os meus sonhos, por vezes. ao acordar e voltar a adormecer durante a noite parece que mudo o canal ao sonho e a emissão continua com um roteiro completamente diferente. mas só me lembro disto no momento exacto em que acordo. dois minutos depois já está tudo esquecido...

Mensagens populares deste blogue

Uma ida ao endireita

Laser Tag Alfragide - Login ou Logout. 5 notas fundamentais